Você sabe o que é Open Finance?

A transformação digital no setor bancário continua em ritmo acelerado e depois do PIX, que caiu no gosto dos brasileiros, há outra novidade que promete dar o que falar: o Open Finance!

Este sistema é uma iniciativa do Banco Central com o objetivo de oferecer algumas facilidades aos consumidores de produtos bancários e financeiros.

Neste post, vamos te explicar melhor como funciona o Open Finance e quais os benefícios desse novo sistema para o consumidor. Acompanhe a leitura!

O que é Open Finance?

O Open Finance é um novo sistema de compartilhamento de dados de consumidores entre instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operarem no mercado.

Esse novo sistema promete oferecer ao consumidor de produtos e serviços financeiros condições melhores de escolha e contratação mediante compartilhamento autorizado do seu histórico de cliente.

Em outras palavras, o Open Finance, ou “Sistema Bancário Aberto” é um ecossistema financeiro criado para viabilizar o acesso a melhores produtos financeiros para os não-clientes.

Assim, mesmo sem ser cliente do banco e sem necessidade de abertura de conta, o consumidor pode ter acesso a contratação de um leque maior de produtos e serviços.

Qual a diferença de Open Finance e Open Banking?

No sistema denominado “Open Banking”, que foi a ideia inicial envolvendo o compartilhamento do histórico financeiro e outros dados do consumidor, estavam inclusas apenas instituições financeiras, ou seja, bancos.

Agora, a intenção é estender esse compartilhamento para outras instituições autorizadas pelo Banco Central, como corretoras de seguros, corretoras de investimentos, instituições de previdência privada etc.

Assim, no Open Finance, há mais possibilidade de o consumidor escolher a instituição que tem interesse em compartilhar seus dados, para que obtenha o serviço de que precisa, sem a necessidade de começar um relacionamento do zero.

Vale destacar que esse compartilhamento de dados deve respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, ou seja, os dados do consumidor somente poderão ser compartilhados com sua autorização expressa.

Você sabe o que é Open Finance?

Quais as vantagens do Open Finance?

A vantagem do Open Finance, segundo especialistas é permitir a personalização e o acesso facilitado aos produtos e serviços financeiros.

Com isso, o consumidor teria mais autonomia devido à maior quantidade de opções de produtos e serviços à sua disposição em todo o sistema financeiro, garantindo maior liberdade de escolha.

Desta forma, seria possível encontrar soluções mais adequadas ao perfil do consumidor, baseando-se nas suas preferências, gerando competitividade, ou seja, melhoria da qualidade do que é oferecido no mercado.

Outra vantagem seria a melhor e mais ampla avaliação de crédito do consumidor, pois com acesso ao histórico, a instituição terá mais informações para uma possível aprovação.

Conclusão

A promessa do Open Finance é oferecer benefícios e ajudar o consumidor na sua gestão financeira ainda que ele seja cliente de vários bancos, pois essa gestão estaria concentrada em uma única plataforma.

O consumidor deverá estar atento ao escolher instituições financeiras que tenham credibilidade no mercado e possuam estrutura de segurança para garantir a correta gestão dos seus dados.

Como anda a sua relação com as instituições financeiras? Você precisa de ajuda para entender seus direitos?

Conte com um advogado especializado em defesa do consumidor e não seja lesado pelas grandes instituições! Lute pelos seus direitos!

Se você é consumidor e se sentiu lesado por alguma empresa, visite nosso site e fique por dentro dos seus direitos!

Gostou de saber mais sobre Open Finance? Compartilhe essas informações e ajude alguém a conhecer mais seus direitos! Se preferir, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

Deixe um Comentário

Abrir Chat
💬 Precisa de Ajuda?
Olá🖐🏼,
Podemos te ajudar?