Ter o nome negativado indevidamente no Serasa e SPC é uma situação muito comum no Brasil.
Essa negativação indevida acontece com a inclusão injustificada do seu nome em um serviço de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
A legislação brasileira (Código de Defesa do Consumidor), permite que os nomes dos consumidores inadimplentes sejam incluídos nos cadastros dos birôs de crédito, como forma de proteção comercial.
Essa restrição dificulta o inadimplente a ter acesso a crédito, ou seja, realizar empréstimos, financiamentos, compras no crediário etc.
No entanto há situações em que o consumidor efetua o pagamento da dívida, é vítima de fraude ou não realizou o negócio, mas seu nome permanece negativado.
Nesse post, vamos esclarecer qual a responsabilidade do SPC e Serasa nos casos de nome negativado indevidamente. Confira!
Quando acontece a negativação indevida?
A negativação indevida ocorre quando por um erro, o nome do consumidor permanece ou é incluído nos serviços de proteção ao crédito.
A inscrição indevida do nome causa uma série de transtornos ao consumidor, uma vez que ele passa a enfrentar todas as desvantagens que um inadimplente enfrenta.
Isso significa que ele terá dificuldade de concessão de crédito, contratação de serviços e compra de bens.
As principais causas de negativação indevida são:
- Dívida paga;
- Fraude;
- Dívida prescrita;
- Inclusão do nome do consumidor no cadastro sem aviso prévio.
O que fazer quando seu nome é negativado indevidamente?
A negativação indevida do nome nos serviços de proteção ao crédito é uma violação do seu direito de consumidor.
Desta forma, o SPC e Serasa são responsáveis pela inclusão indevida do nome do consumidor em seu cadastro.
As desvantagens de ter seu nome negativado indevidamente são muitas, dentre elas as mais comuns são:
- Não conseguir alugar um imóvel;
- Ser impedido de obter um crediário ou financiamento;
- Não conseguir solicitar um cartão de crédito;
- Não conseguir um empréstimo;
A negativação indevida do nome por si só já pode caracterizar um prejuízo, pois prejudica a imagem do consumidor.
Caso você entre em contato com a empresa e não consiga resolver amigavelmente, guarde todos os comprovantes e informações como horário de ligação, número do protocolo, nome do atendente etc., e procure um advogado para te orientar.
Quanto mais provas você tiver, mais chances você terá ao entrar com uma ação de indenização por danos morais contra a empresa que o lesou e dos serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Em outras palavras, a depender da situação e dos prejuízos que você sofra em razão da negativação indevida do nome, você pode ter direito a uma indenização por danos morais e/ou materiais.
Conclusão
O seu nome está negativado indevidamente? Conte com um advogado especializado em defesa do consumidor e busque seus direitos!
Se você é consumidor e se sentiu lesado em alguma situação, visite nosso site e fique por dentro dos seus direitos!
Gostou de saber mais sobre a negativação indevida do nome pelo SPC e Serasa e como isso pode causar danos ao consumidor?
Compartilhe essas informações e ajude alguém a conhecer mais seus direitos! Se preferir, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!