Negativado: O que acontece com o nome depois de 5 anos?

Você sabe o que acontece com o nome negativado depois de 5 anos, será que após esse prazo você está livre do SPC e Serasa?

A crise sanitária dificultou a vida de muita gente, e o Brasil que já possuía um grande número de pessoas endividadas, em 2021 atingiu o patamar recorde de 72,9% de famílias brasileiras endividadas, segundo dados divulgados pela Agência Brasil.

Neste post, vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre a prescrição de 5 anos, e o que acontece como o nome negativado depois desse prazo. Confira!

O que acontece com o nome depois de 5 anos no SPC?

A primeira coisa que você precisa saber é que a dívida não deixa de existir, ela apenas “caduca” como diz a expressão popular que tecnicamente chamamos de prescrição, depois de 5 anos.

Em outras palavras, a dívida prescreve depois de 5 anos, mas não deixa de existir, ou seja, ela continua influenciando na sua avaliação de crédito no sistema Score.

Mas o fato é que após 5 anos da negativação, as dívidas não podem mais constar nos serviços de proteção ao crédito, SPC, Serasa Experian e Boa Vista.

Negativado: O que acontece com o nome depois de 5 anos?

Assim, o prazo máximo que o CPF do devedor permanece negativado é de 5 anos, segundo regras dispostas tanto no Código de Defesa do Consumidor, quanto no Código Civil.

No entanto há diversos casos que mesmo após esse prazo as dívidas continuam constando nesses órgãos ou mesmo são reinseridas já prescritas de forma indevida.

O que fazer se a dívida prescrita continua constando no SPC e Serasa?

Logo, se a dívida já está prescrita e ainda continua constando no SPC e Serasa, o consumidor poderá ingressar com uma ação judicial com pedido de liminar para a exclusão imediata do seu nome do cadastro dos birôs de crédito.

Além disso, é possível pleitear o pagamento de indenização por danos morais, em virtude dos prejuízos causados pela manutenção indevida do nome naqueles órgãos.

Você pode estar se perguntando: Sou obrigado a pagar dívida prescrita?

A resposta é que a dívida continua a existir, mas não pode mais ser cobrada pelo credor, logo fica a critério do devedor pagar ou não com o intuito de melhorar seu histórico de crédito.

Isso porque, mesmo que o nome volte a ficar limpo, como a dívida ainda existe, a vida financeira do consumidor continua prejudicada, pois os juros continuam correndo e avaliação de crédito também é afetada.

Como limpar o nome no SPC de graça?

Se você não sabe o que fazer para tirar o nome do SPC fique atento a essas dicas.

A única forma de limpar o nome no SPC e Serasa é pagando as dívidas que são realmente devidas ou questionando judicial ou extrajudicialmente as que são indevidas.

Há empresas que oferecem a limpeza do nome sem o pagamento das dívidas, cobrando apenas uma “taxa”, mas isso além de ser ilegal, muitas vezes se trata de um golpe contra o consumidor, por isso, fique atento e regularize seu nome da forma legal.

Conclusão

A relação das pessoas com empresas e bancos nem sempre é fácil, isso porque o consumidor é a parte mais fraca e, por isso, precisa conhecer bem seus direitos.

Como está a sua relação como os bancos e empresas em geral? Você precisa de ajuda para entender melhor sobre seus direitos?

Conte com um advogado especializado em defesa do consumidor e lute pelos seus direitos!

Se você é consumidor e se sentiu lesado em alguma situação, visite nosso site e fique por dentro dos seus direitos!

Gostou de saber mais sobre como funciona negativação do nome no SPC e Serasa após 5 anos negativado?

Compartilhe essas informações e ajude alguém a conhecer mais seus direitos! Se preferir, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Deixe um Comentário

Abrir Chat
💬 Precisa de Ajuda?
Olá🖐🏼,
Podemos te ajudar?