Entenda a importância da Advocacia em Defesa do Direito do Consumidor

A digitalização dos processos judiciais e as inovações tecnológicas permitiram que os advogados pudessem atender um maior número de demandas envolvendo o direito do consumidor.

Algumas empresas com grande poder econômico tais como alguns bancos, financeiras, planos de saúde etc. costumeiramente adotam procedimentos que lesam o consumidor.

Antes da transformação digital, era mais difícil, lento e caro para o cidadão ir à justiça através de um advogado e buscar seus direitos quando lesado por uma dessas empresas enquanto consumidor.

Agora, como o processo judicial é digital, e a grande maioria das pessoas tem acesso à informações jurídicas, seja por meio da Internet ou das redes sociais, os consumidores estão buscando cada vez mais defender seus direitos.

Importância do advogado especializado em Direito do Consumidor

Por outro lado, os advogados especializados em defesa do consumidor, cientes dos abusos praticados por grandes empresas, passaram a contar com mais recursos tecnológicos para ingressar com ações judiciais para um grande número de consumidores que se sentiram lesados num espaço curto de tempo.

O aumento do número de ações judiciais começou a incomodar essas grandes empresas, que, por sua vez, começaram a utilizar um termo pejorativo para classificar esses advogados, acusando-os de praticar “advocacia predatória” ou “criminosa”.

Isso quer dizer que ao invés de cumprir a legislação e não adotar práticas abusivas que lesam o consumidor, algumas empresas começaram a acusar publicamente, por meio da Internet, os advogados especializados em direito de consumidor de “criminosos” devido ao grande número de ações ajuizadas contra elas, num curto espaço de tempo.

Ocorre que essa acusação é infundada pois não há nenhuma ilegalidade em patrocinar um grande número de ações contra quem quer que seja, ou seja, nenhum crime está sendo cometido por esses advogados.

Vale destacar que grande parte dessas ações são julgadas procedentes, ou seja, são reconhecidas como legítimas pelo Poder Judiciário, tanto que em muitas delas, essas “tais” empresas são condenadas ao pagamento de indenizações por danos morais pelos prejuízos causado ao consumidor.

Dito isso, preste muita atenção nesses fatos e fique atento! Exerça o seu papel de consumidor consciente!

Entenda a importância da Advocacia em Defesa dos Direitos do Consumidor

Como o Consumidor pode Buscar seus Direitos

Você consumidor precisa estar cada vez mais ciente dos seus direitos, e não se conformar em ser lesado por nenhuma empresa por mais poderosa que ela seja.

Busque sempre se informar e também a assistência de um advogado especializado em direito do consumidor para te orientar.

Não se deixe confundir ou enganar por maus profissionais ou ser enganado por conceitos errados, que querem tornar crime a defesa do seu direito.

Tenha em mente que a legislação é para todos, ou seja, se aplica a empresas de todos os portes e também às pessoas físicas, e quando uma empresa lesa o consumidor ela precisa responder pelos danos causados.

Conclusão

Conte com um advogado especializado em defesa do consumidor e não seja lesado! Lute pelos seus direitos!

Se você é consumidor e se sentiu lesado em alguma situação, visite nosso site e fique por dentro dos seus direitos!

Gostou de saber mais sobre a importância da defesa do direito do consumidor?

Compartilhe essas informações e ajude alguém a conhecer mais seus direitos! Se preferir, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Deixe um Comentário

Abrir Chat
💬 Precisa de Ajuda?
Olá🖐🏼,
Podemos te ajudar?