Como reduzir os juros do financiamento bancário

A maioria das famílias brasileiras necessita de financiamento bancário para adquirir grande parte dos bens que possui.

Esses bens vão desde eletrodomésticos e veículos, até imóveis. Mas os juros do financiamento são altos e se houver atraso no pagamento o custo se eleva ainda mais.

Neste post, vamos te dar algumas dicas de como reduzir os juros do financiamento bancário. Confira!

Como fazer a revisão de juros de financiamento bancário?

Há diversas cobranças de juros de financiamento bancário que são consideradas abusivas pelos tribunais brasileiros.

Recentemente, uma decisão judicial considerou a cobrança de “juros de carência” em contrato de empréstimo bancário como abusiva, e condenou o banco ao pagamento de indenização por danos morais ao consumidor.

Os chamados “juros de carência” são aqueles cobrados no período entre a data da liberação do crédito e o efetivo pagamento da primeira parcela do empréstimo.

Assim, o banco foi condenado a devolver em dobro ao consumidor, o valor cobrado indevidamente a título de “juros de carência”.

Como reduzir os juros do financiamento bancário

Isso porque a relação entre banco e cliente é regulada pelo Código de Defesa do Consumidor, e segundo a interpretação do tribunal, no caso específico dos juros de carência, este é considerado abusivo pois não há contraprestação nenhuma por parte do banco.

Isso significa que o banco cobra esse tipo de encargo e não presta nenhum serviço a mais para o cliente em troca, além da concessão do empréstimo contratado, logo trata-se de uma cobrança sem fundamento.

Essa prática é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor, pois o banco onera o contrato de empréstimo sem nenhum motivo e muitas vezes sem o conhecimento do consumidor.

Conclusão

Se você possui algum contrato bancário e acredita que está pagando juros abusivos, consulte um advogado especializado em defesa do consumidor e busque seus direitos!

Se você é cliente de algum banco e se sentiu lesado, visite nosso site e fique por dentro dos seus direitos!

Gostou de saber mais sobre como funciona e cobrança de juros de carência em contratos bancários e como isso pode causar danos ao consumidor?

Compartilhe essas informações e ajude alguém a conhecer mais seus direitos! Se preferir, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Fonte: Processo: n.º 0802528-68.2018.8.10.0040.

Deixe um Comentário

Abrir Chat
💬 Precisa de Ajuda?
Olá🖐🏼,
Podemos te ajudar?