A Reforma Trabalhista Gerou Empregos?

Segundo especialistas a Reforma Trabalhista não gerou empregos, mesmo após quatro anos em vigor.

Em novembro de 2021, a Reforma Trabalhista completou quatro anos de existência, e vem sofrendo críticas desde então.

Há quem diga que as mudanças provocadas pela Reforma Trabalhista, pioraram ainda mais a informalidade e a precarização dos direitos trabalhistas.

Assim sendo, não teria ocorrido o aumento da empregabilidade conforme havia sido previsto pelos idealizadores da mudança da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Quais os pontos negativos da Reforma Trabalhista?

A Reforma Trabalhista contou com cerca de cem alterações, ou seja, foi muito ampla, mas alguns pontos foram considerados negativos.

Um dos pontos mais criticados foi a criação do contrato intermitente, que desobriga o empregador a contratar continuamente o empregado, efetuando o pagamento dos salários apenas pelo período trabalhado.

Além disso, a prevalência do negociado sobre o legislado, também afetou negativamente os trabalhadores, pois a negociação entre patrão e empregado, em muitos casos, passou a valer mais do que a previsão legal.

A principal crítica tem sido no sentido de que a flexibilização das regras trabalhistas não gerou os empregos esperados, gerando ainda mais insegurança e precariedade para o trabalhador.

Por fim, um outro ponto negativo muito ressaltado foi o fenômeno da “uberização”, em que pessoas realizam uma jornada exaustiva de trabalho baseadas em modelos de negócios digitais via aplicativos e não possuem nenhuma garantia trabalhista.

Esse fenômeno foi agravado com a crise sanitária, tendo em vista que milhões de pessoas perderam seus empregos e passaram a trabalhar em condições precárias.

Conclusão

Se você trabalha em condições que considera injustas, procure um advogado e se informe sobre seus direitos!

Você precisa de ajuda para entender seus direitos? Conte com um advogado para lutar pelos seus direitos!

Se você é consumidor e se sentiu lesado por alguma empresa, visite nosso site e fique por dentro dos seus direitos!

Compartilhe essas informações e ajude alguém a conhecer mais seus direitos! Se preferir, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

Deixe um Comentário

Abrir Chat
💬 Precisa de Ajuda?
Olá🖐🏼,
Podemos te ajudar?